Nosso sétimo dia de viagem pela Califórnia foi agitado, visitamos o famoso Aquário de Monterey de manhã, almoçamos em Fisherman’s Wharf e descemos a Big Sur até San Luis Obispo. Foi maravilhoso, porém cansativo, o ideal seria reservar um dia inteiro para o trajeto Monterey x San Luis Obispo porque são muitas paradas, não fizemos porque não tínhamos 2 noites em Monterey.
Aquário de Monterey
O Aquário de Monterey, Monterey Bay Aquarium, na Califórnia é um dos maiores e mais conhecidos aquários de água salgada do mundo. Fica na Cannery Row, uma rua cheia de restaurantes e lojas, onde funcionavam antigas fábricas de sardinha. É bem grande e interativo, programa imperdível para crianças e adultos!
Horário de funcionamento: Abre todos os dias, exceto 25 de dezembro. O horário varia de acordo com a data, quando fomos em maio funcionou de 10h às 17h, em julho abre de 9:30h às 18h, consulte o calendário pelo site.
Endereço: 886 Cannery Row – Monterey
Veja os valores do ingressos no site: montereybayaquarium.org
Estacionamento: Tem o estacionamento do aquário que custa $15 doláres o dia inteiro, é só seguir as placas porque não fica a beira mar e sim do outro lado da rua. Ou o estacionamento na rua com parquímetro que custa $1,50 a hora, optamos por este porque ficaríamos só 3 ou 4 horas, saiu mais barato. Quem nunca usou parquímetro nos EUA o procedimento é bem simples, basta colocar o cartão de crédito no parquímetro e escolher o tempo de permanência. * valores de maio/2016
Informações gerais:
- Nossa visita durou aproximadamente 3 horas, porém daria para ficar mais, até o dia inteiro. Tem restaurante e café dentro do aquário.
- É permitida a entrada de carrinhos de bebê.
- As fotos são permitidas somente sem flash, não é permitido o uso de tripés.
- Não é permitido se alimentar dentro do aquário ou nos decks (área externa), somente nas áreas específicas (café ou restaurante).
Videoclipe com alguns momentos da visita:
Na entrada recebemos um mapa com a programação do dia, é importante ficar atento aos horários de alimentação dos animais, alguns tem mais de um horário, porém o The Open Sea Feeding, que é imperdível, ocorre somente às 11h, então é bom chegar cedo.
Alimentação dos animais
Os horários podem sofrer alteração, consulte a programação no mapa entregue, pelo site ou através do aplicativo de celular, somente para iPhone, o Monterey Bay Aquarium na App Store.
- Sea Otter Feeding – 10:30, 13:30 e 15:30 – Alimentação das lontras, dura 15 minutos, fica na área Exhibit Sea Otter.
- Penguin Feeding – 10:30 e 15:00 – Alimentação dos pinguins, dura 15 minutos, fica na área Splash Zone Exhibit.
- The Open Sea Feeding – 11:00 – Alimentação de tartarugas, tubarões, sardinhas, atum e outros, através de uma enorme janela, dura 15 minutos, fica na Open Sea Exhibit. É a maior exposição do aquário, os visitantes se acomodam no chão ou em um mezanino, a sala é escura e durante a alimentação o narrador dá várias explicações. É muito bonito de ver.
- Kelp Forest Feeding – 11:30 e 16:00 – Um mergulhador alimenta com as mãos os tubarões, peixes e outros animais, durante uma apresentação interativa que as crianças adoram. Dura 15 minutos, fica na Kelp Forest Exhibit.
- Albatross Encounter (at the Kelp Forest) – 13:30
- Animals of the Open Sea (at the Open Sea) – 14:00
Há também exibição de filmes no Auditório, os Auditorium Programs, em vários horários e com duração de 15 minutos. Os horários também constam no mapa.
A área externa é linda, os chamados ocean view decks, não deixe de visitar e tirar fotos! O fato do aquário ficar à beira mar, além da beleza, também possibilita a renovação constante da água do aquário com a água do oceano.
E para as crianças tem várias atividades interativas e educativas espalhadas por todo o aquário, tem local para colorir, carimbar, ouvir o som dos animais, mini caverna, mini playground, entre outros. Pedro adorou!
Adoramos conhecer o Aquário de Monterey na Califórnia, é lindo, interativo e com uma localização privilegiada, com vistas espetaculares do oceano. Não deixe de incluir no seu roteiro.
Onde comer no Aquário de Monterey
Dentro do aquário tem opção para lanche e o restaurante Cindy’s Waterfront, com vista para o oceano. Na rua do aquário, a Cannery Row, tem vários restaurantes, um dos recomendados é o The Fish Hopper Seafood and Steaks, que tem filial no Havaí e também uma bela vista para o oceano. Optamos por almoçar em Fisherman’s Wharf porque queríamos conhecer o pier e tínhamos uma boa indicação de restaurante por lá. Fomos de carro.
Fisherman’s Wharf
Conhecido como Old Fisherman’s Wharf, o pier de Monterey tem lojas de souveniers, restaurantes e lojas de doces. Infelizmente não vimos leões marinhos.
Site: montereywharf.com
Almoçamos no restaurante Domenico’s, um restaurante tradicional de frutos do mar e massas, que foi indicado por um amigo que já morou na região. É um restaurante bem agradável, a comida é saborosa e tem vista para o oceano, o serviço é à la carte. No site tem os preços dos pratos.
Endereço: 50 Fisherman’s Wharf
Não deu tempo de conhecer em Monterey:
Princess Monterey Whale
Passeio de barco para alto mar para ver baleias e golfinhos. O local para vendas fica no final do pier de Fisherman’s Wharf. Dizem que a chance de ver as baleias é de 99%. Para chegar até as baleias, o barco viaja para alto mar por quase 1 hora. Proibido para crianças abaixo de 5 anos e mulheres grávidas, muitas pessoas passam mal. Dura de 2 horas e meia a 3 horas.
Site: montereywhalewatching.com
Endereço: 96 Fisherman’s Wharf
Dennis The Menace Park
Parque público com playground para as crianças no centro de Monterey. É grátis.
Endereço: Pearl Street and Camino El Estero, Monterey.
Depois do almoço iniciamos a descida pela Big Sur até San Luis Obispo, assunto do próximo post!
Leia outros post desta viagem a Califórnia:
Califórnia: Roteiro de 15 dias – San Francisco a San Diego com 2 noites em Yosemite
Dia 1 – San Francisco: Fisherman’s Wharf, Pier 39 e Guirardelli Square
Dia 2 – San Francisco: Alcatraz, Exploratorium, Lombard Street, Union Square
Dia 3 – San Francisco – Golden Gate, Muir Woods, Sausalito e Golden Gate Park
Dia 4 – Yosemite Nacional Park – Chegada e trilha de Tuolumne Grove
Dia 5 – Yosemite Nacional Park – Yosemite Valley, Vernal Fall, Mirror Lake, Tunnel View
Dia 6 – Monterey, 17-Mile Drive e Carmel
Dia 7 (parte 2) – Big Sur: a parte mais linda do litoral pela Highway 1
Dia 8 – San Luis Obispo a Santa Bárbara
Dia 9 – Los Angeles – Pier de Santa Mônica, Calçada da Fama e Observatório Griffith
Dia 10 – San Diego: Praia de La Jolla Cove e seus leões marinhos
Dia 11 – San Diego Zoo – Como é o zoológico de San Diego na Califórnia