Vocês sabem o quanto eu gosto de viajar, e uma coisa que eu prezo é por viajar com segurança. Além da necessaire de remédios, também não pode faltar o seguro viagem! Não vale o risco de viajar sem seguro, ele existe justamente para te proteger contra os imprevistos.
Onde comprar seu seguro viagem?
Eu indico o comparador de preços da Real Seguros, que tem bons preços e bom atendimento. Na Europa o seguro é obrigatório para os países que fazem parte do Tratado de Schengen (com cobertura mínimo 30 mil euros), enquanto nos Estados Unidos é fundamental devido ao alto custo do sistema de saúde. No Brasil somente é necessário contratar se o seu plano de saúde não tiver cobertura nacional.
Países que compõem o Espaço Schengen (Europa): Espaço Schengen – Lista de Países
Leitores do blog tem desconto de até 9% com o promocode = descansanavolta, é só acessar o site da Real Seguro Viagem.
Por que escolhemos a Real Seguro Viagem
- É a primeira comparadora de seguro viagem do Brasil, com ótimos preços, e melhor nota no Reclame Aqui do setor
- Planos para diferentes perfis e destinos (esportistas, idosos, gestantes, coberturas específicas, moto…), e planos com cobertura para Covid-19
- Tudo é feito online, de forma simples. Com suporte antes, durante, e após a contratação
- Pagamento no cartão em até 12x sem juros, pix ou boleto com desconto
- Cancelamento com devolução total até 24h antes da vigência
- Remarcação ilimitada até 24h antes da vigência
Dicas para escolher seu seguro viagem
Esses são os itens que eu verifico ao escolher meu seguro:
1. Cobertura médica: é o principal. Verifique se o seguro cobre atendimento médico de emergência, consultas, exames e, se necessário, internações. Para os países europeus do Espaço Schengen, a cobertura mínima é de 30.000 euros. Para os Estados Unidos quanto maior a cobertura melhor, o sistema de saúde americano é um dos mais caros do mundo. Verifique também a cobertura para todas as idades do seu grupo.
2. Cobertura para bagagem: Imagina chegar no destino e a sua mala não aparecer? Verifique se oferece cobertura para extravio, atraso ou dano à bagagem.
3. Cancelamento de viagem: É bom estar coberto caso você precise cancelar a viagem, seja por motivos de saúde ou outros problemas.
4. Cobertura para esportes e atividades de risco: Se o seu roteiro inclui estas atividades, como por exemplo esquiar, verifique se o seguro cobre.
5. Cobertura para gestantes e idosos: Se o seu grupo incluir gestantes e/ou idosos, verifique a cobertura do seguro escolhido.
6. Atualmente tenho evitado a seguradora Affinity devido às reclamações de clientes nas redes sociais.
Seguro viagem do cartão de crédito
Quem tem cartões de crédito Mastercard (Platinum ou Black), Visa (Platinum e Infinite), ou Elo (Nanquim, Grafite, Diners) tem direito ao seguro do cartão que pagou as passagens aéreas, ou pelo menos, as taxas de embarque.
É obrigatório emitir o Bilhete de Seguro antes da viagem (emissão anual):
- Mastercard: Benefícios Mastercard
- Visa: Portal de Benefícios Visa
- Elo: Seguro Viagem
Se for emitir as passagens aéreas com milhas, prefira pagar as taxas de embarque com cartões Visa ou Elo, porque a Mastercard pode exigir comprovação de que parte das milhas foi oriunda do cartão de crédito. Se você compra milhas, ou faz muitas compras bonificadas, isso pode ser um problema. Normalmente viajamos com os dois: seguro do cartão e seguro da Real.
Acordo do Brasil com Portugal, Itália, e Cabo Verde
Você pode solicitar o Certificado de Direito a Assistência Médica (CDAM), também conhecido como PB4, oriundo do Acordo Previdenciário firmado entre o Brasil com Portugal, Cabo Verde e Itália, permitindo aos cidadãos do país de origem, usufruírem do sistema público de saúde no país de destino como cidadão local. Emita online no link abaixo:
Obter o Certificado de Direito à Assistência Médica – CDAM (CDAM)
Certificado Internacional de Vacinação da Febre Amarela
O Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) é o documento que comprova a vacinação de febre amarela. Ele é necessário porque alguns países exigem o documento para a entrada em seu território.
Consulte aqui a lista simplificada de países que exigem o CIVP de febre amarela. Se seu voo tiver escala ou conexão, confira todos os países por onde irá passar.
A validade do CIVP de febre amarela inicia-se 10 dias após a data de vacinação e se estende por toda a vida. Você só precisa tirá-lo apenas uma vez.
Para quem tomou a vacina a partir de 30/12/2022, o Certificado estará disponível no Meu SUS Digital https://meususdigital.saude.gov.br/ , para quem tomou a vacina antes de 30/12/2022, siga o passo a passo:
Tirar o Certificado Internacional de Vacinação (CIVP)
Evite problemas com seu seguro viagem
- Imprima o bilhete do seguro ou salve no seu celular: o documento pode ser solicitado na imigração, sendo importante ter fácil acesso os dados de contato da central 24 horas da seguradora.
- Se a mala for extraviada ou danificada: não saia do setor de desembarque sem reclamar. Para ter direito a esta cobertura você precisa ir ao balcão da cia aérea e guardar o comprovante que eles entregam (PIR). Caso contrário você perde o direito a essa cobertura.
- Despache as malas no nome de cada viajante: Caso você despache todas as malas no nome de apenas um viajante e mais de uma mala seja extraviada, o seguro vai cobrir apenas até o limite de cobertura de um bilhete.
- Mudou as datas da viagem? Informe a Real Seguros com pelo menos 1 dia de antecedência ao início da vigência do seguro, assim eles conseguem alterar sem custo.
Pronto! Aqui estão reunidas as informações sobre seguro viagem, espero que ajude na sua próxima viagem!
Lembrando que toda vez que você reserva pelos links do blog seu hotel, carro, seguro viagem, ou Wise, você ajuda a manter o conteúdo gratuito para todos os viajantes!
Até o próximo post!