Nosso oitavo dia de viagem pelo Rio Grande do Norte começou com um city tour em Natal que incluiu: Aquário de Natal, Centro Histórico, Barreira do Inferno (centro de lançamento de foguetes), Cajueiro de Pirangi e almoço na Praia de Cotovelo.
Para ler nosso roteiro de 10 dias:
Natal e Pipa: roteiro e dicas do Rio Grande do Norte
Fizemos o city tour com a mesma empresa do passeio de buggy do dia anterior, a Natal Vans. Seria um passeio em grupo, de van, mas acabou sendo privativo. O guia Joaci nos buscou no flat Residence Village por volta de 9h, retornando por volta de 15h.
Saímos de Ponta Negra na direção norte, passando pela Via Costeira, praias urbanas, e Ponte Newton Navarro. A primeira parada foi no letreiro de Natal, da foto acima, uma parada rápida para fotos.
Além dos pontos turísticos, o guia Joaci nos contou várias curiosidades e fatos históricos da região:
- Quem nasce em Natal é natalense, Potiguar é quem nasce no Rio Grande do Norte, potiguar significa comedor de camarão. A cidade foi fundada em um dia de natal, em 25 de dezembro de 1599.
- O Morro do Careca é uma duna no extremo da Praia de Ponta Negra, um dos principais símbolos de Natal. Ficou conhecida pela esquibunda, sendo interditado nos anos 90, hoje o acesso é proibido em prol da sua preservação.
- Durante a Segunda Guerra Mundial os Estados Unidos escolheram o Rio Grande do Norte como base, mandaram milhares de soldados para o estado. Miami Beach é a praia logo depois do Parque das Dunas.
- Comida típica dos natalenses: ginga (peixe) com tapioca, no palito de coqueiro.
Aquário de Natal
O Aquário Natal está localizado no município de Extremoz/RN, a aproximadamente 30 minutos de carro de Ponta Negra, passando pela Ponte Newton Navarro. O aquário é privado e tem cerca de 200 animais de diversas espécies como: hipopótamo, pinguim, arara, tubarão, jaguatirica, macaco aranha, cavalo marinho, jacaré, entre outros. Comparando com a nossa visita em 2013, percebemos uma ampliação no espaço e na diversidade de animais.
O guia nos levou até a entrada, compramos os ingressos na hora, o valor não está incluso no city tour. A visita durou aproximadamente 50 minutos.
Onde fica: Av. Litorânea, 1091 – Redinha, Extremoz – RN
Horários: todos os dias de 8h às 17h
Ingressos pelo site: Aquário de Natal
Centro Histórico de Natal
Do Aquário seguimos com o city tour pelo centro histórico, e parte dos bairros Tirol e Petrópolis, que são os mais antigos da cidade. Passamos pelo Solar Belavista (centro cultural), o Palácio Felipe Camarão (sede da Prefeitura de Natal), a Catedral N.S. da Apresentação, pelos shoppings Midway Mall, Natal Shopping, e pelo Estádio Arenas das Dunas, onde foram realizados jogos da Copa de 2014. Não paramos em nenhum destes lugares, o guia foi dando as explicações enquanto dirigia. Uma curiosidade é que as ruas tem nomes de rios e de presidentes da República.
Centro de Lançamento da Barreira do Inferno
Nossa próxima parada foi no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), uma base da Força Aérea Brasileira para lançamentos de foguetes, a primeira da América do Sul, fundada em 1965. De Ponta Negra até lá, basta seguir pela Rota do Sol, caminho para o Cajueiro do Pirangi. Do Morro do Careca até a Barreira do Inferno são aproximadamente 8 km, bem pertinho.
O nome Barreira do Inferno vem dos pescadores da região, que viam o reflexo do sol nas falésias da base, vermelhas como fogo, quando retornavam do mar ao entardecer.
Conhecemos apenas o Centro de Cultura Espacial e Informações Turísticas (CCEIT), com exposição de artefatos, fotografias, atividades desenvolvidas pelo Centro de Lançamento, e na parte externa aviões e foguetes. Foi uma visita rápida, uns 15 minutos.
As visitas ao Centro de Lançamento, duram em média 1 hora e podem ser agendadas via telefone: (84) 3216-1455 ou e-mail: visitaclbi@gmail.com
Onde fica: Rod RN-063, km 11 – Ponta Negra, RN
Horário: 8:30 às 15:30
Valor: entrada gratuita
Feirinha de Frutas de Pium
Outra parada rapidinha do city tour foi na Feirinha de Frutas de Pium, no caminho para o Cajueiro de Pirangi. A feira é pequena, são apenas algumas barracas, mas adoramos a água de coco geladinha e os sabores regionais. Há também uma loja de artesanato grande ao lado.
Cajueiro de Pirangi
Foi nossa segunda visita ao Cajueiro de Pirangi, que desde 1994 tem o título de maior cajueiro do mundo pelo Guiness Book. Segundo o guia, o cajueiro ocupa aproximadamente 9 mil metros quadrados, sendo considerada também a maior árvore frutífera do mundo. O crescimento contínuo vem de uma anomalia fitoteratológica, do seu tronco principal saíram dezenas de galhos que se transformaram em outros troncos. Teria sido plantado em 1888 por um pescador chamado Luís Inácio de Oliveira, que morreu aos 93 anos de idade, sob as sombras do cajueiro.
Fica na Praia de Pirangi, em Parnamirim, uns 20 km de Ponta Negra. O Maior Cajueiro do Mundo já chegou a produzir 70.000 frutos em uma única safra. Passando o portal há uma feira de artesanatos, com muitas barraquinhas.
Lá dentro tem guias que explicam a história e curiosidades do cajueiro. Depois de andar por todo o circuito, subimos até o mirante para tirar mais fotos e vê-lo de cima. É surpreendente o tamanho desse cajueiro! Perfeita a frase que lemos no mirante: “A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas!”
Horário: 7:30 às 17:30
Ingressos: R$ 8,00 (inteira) e R$ 4,00 (meia) * valores de nov/2018
Onde fica: Av. Dep. Marcio Marinho, 02, Pirangi Do Norte, Parnamirim/RN
Na foto acima dá para ver o crescimento do cajueiro, já bloqueando parcialmente a rua.
No restaurante em frente à entrada do cajueiro, fica um famoso vendedor de castanha da região, o Sr. Castanha. Uma simpatia, adora tirar fotos!
Rio Pirangi
Do cajueiro, seguimos com o guia Joaci para a próxima parada: a vista de cima do Rio Pirangi, que divide Pirangi do Norte e Pirangi do Sul. Foi uma parara rápida, somente para fotos! Lugar lindo!
Praia de Cotovelo
Nossa última parada do city tour foi para almoço na Praia de Cotovelo, no restaurante Barramares. Enquanto nosso peixe ficava pronto, descemos para conhecer a praia e as falésias. Não tem como a comida não ficar gostosa com esse visual!
Sobre o City Tour em Natal
Duração: 6h
Horário: 08 às 14h em média
Saídas: diariamente, com transporte ida e volta dos hotéis em Ponta Negra, Via costeira e Praia do Meio.
O que levar: roupa de banho, toalha, boné, protetor solar
Valores e mais informações pelo site: Natal Vans
O que inclui: Transporte, Guia de Turismo RN, Seguro passageiro
O que não inclui: entrada do Cajueiro de Pirangi e do Aquário de Natal. Alimentos e bebidas.
Nossa avaliação
Muita gente tem preconceito com city tour, nós não, já fizemos vários! Achamos uma ótima oportunidade de conhecer os principais pontos turísticos em pouco tempo, tendo uma visão geral da cidade. Nosso guia Joaci deu show, sabe tudo de Natal, e olha que enchemos ele de perguntas rsrs, uma simpatia e bom motorista, passeio aprovado!
Assim que o guia nos deixou no flat, seguimos para o Passeio de barco com por do sol pelo Rio Potengi, que já contei no post anterior. Quem preferir pode fazer os 2 passeios juntos, basta optar pelo city tour à tarde, terminando com o por do sol no Rio Potengi. À noite jantamos com a amiga Larissa e família no tradicional restaurante Camarões.
* Agradecemos a Natal Vans pela cortesia do city tour.
Leia também:
Natal e Pipa: roteiro de 10 dias pelo Rio Grande do Norte
Arvorismo e Tirolesa: passeio em Pipa RN
Respostas de 2
Excelente post, estamos montando nosso roteiro de férias e as dicas ajudaram muito!
Obrigada Danielle, que bom que ajudou. Boa viagem!